Topo

Rio é a 3ª cidade onde mais se anda de bicicleta na América Latina, diz BID

Ciclistas pedalam em ciclovia na praia de Copacabana, no Rio - Divulgação/Copenhagenize Design Co.
Ciclistas pedalam em ciclovia na praia de Copacabana, no Rio Imagem: Divulgação/Copenhagenize Design Co.

Em Medellín (Colômbia)

27/02/2015 11h29

O Rio de Janeiro é a terceira cidade latino-americana onde mais se anda de bicicleta, de acordo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no âmbito do 4º FMB (Fórum Mundial da Bicicleta), realizado na cidade colombiana de Medellín.

Bogotá é a cidade que aparece em primeiro lugar e a que conta com mais quilômetros de ciclovias. Com 611.472 viagens de bicicleta por dia e 392 km de ciclovias (dos 2.513 km da América Latina), Bogotá é "uma das cidades que melhor funciona na região nesse sentido", disse o coordenador de Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID, Horacio Terraza.

Segundo o estudo do BID "Ciclo-inclusão na América Latina e no Caribe", apresentado por Terraza no FMB, em Medellín (noroeste), 5% dos deslocamentos da população em Bogotá são feitos de bicicleta. Isso equivale a mais de oito milhões de habitantes.

Santiago é a segunda cidade na sub-região com mais deslocamentos diários de bicicleta (510.569), seguida do Rio de Janeiro (217 mil). O BID informou que apenas 38 das 56 cidades consultadas repassaram dados sobre a mobilização de bicicleta. "Esses resultados demonstram a pouca informação que existe na região sobre o tema", acrescentou a organização.

O FMB vai até domingo (1º). O evento nasceu em Porto Alegre, depois que um automóvel atropelou 20 ciclistas em 2011.