Topo

Colisão de trens na África do Sul deixa mais de 150 feridos

17/07/2015 20h29

Joanesburgo, 17 Jul 2015 (AFP) - Mais de 150 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira à noite em uma colisão envolvendo dois trens no sul de Joanesburgo, informaram os serviços de emergências.

"Não temos ainda o número exato de feridos, mas ultrapassa os 150. Nenhuma morte foi relatada até este momento", afirmou à AFP Russel Meiring, porta-voz do E24, os serviços de emergência que atenderam o acidente.

"A maioria das vítimas conseguiu sair dos escombros e acreditamos que não há mais ninguém preso entre as ferragens dos dois trens", acrescentou, explicando que uma centena de pessoas foram levadas ao hospital.

Os serviços ferroviários da cidade de Joanesburgo indicaram que vão investigar as causas do acidente, que ainda não puderam ser determinadas.

Um dos passageiros afirmou à agência Eyewitness News que um dos trens descarrilou e colidiu com um segundo que estava estacionado na plataforma ferroviária de Booysens, na periferia sul de Joanesburgo.

Equipes de resgate levaram os feridos graves em dezenas de ambulâncias enviadas ao lugar do acidente enquanto outros passageiros atingidos de maneira mais leve receberam os primeiros-socorros no próprio local.

Alguns passageiros foram tratados diretamente nos vagões antes de serem retirados em macas com cuidado, em um barranco íngreme.

O acidente ocorreu em plena hora do rush, quando os trens estavam lotados de viajantes que deixavam o centro da capital financeira da África do Sul rumo a outras cidades da região metropolitana.

O último grande acidente ferroviário na África do Sul ocorreu em abril: um homem morreu e 240 pessoas ficaram feridas após um evento similar, após a colisão de dois trens na periferia de Joanesburgo.