Topo

Incêndio ameaça 1.000 hectares na Catalunha

27/07/2015 10h43

Madri, 27 Jul 2015 (AFP) - Um incêndio florestal ameaça desde o meio-dia de domingo cerca de 1.000 hectares de florestas e terras agrícolas no interior da Catalunha, no nordeste da Espanha, informaram nesta segunda-feira os bombeiros da região.

Na manhã desta segunda-feira, o fogo declarado no povoado de Odena, 67 km a oeste de Barcelona, ainda não estava controlado, mas as condições meteorológicas eram mais favoráveis que na véspera, com um vento mais suave e maior umidade.

As chamas provocaram no domingo a evacuação de dois complexos residenciais, um abrigo de animais e vários restaurantes. Cerca de 800 pessoas foram desalojadas e 124 passaram a madrugada desta segunda-feira em complexos esportivos, segundo os bombeiros da região.

Na Galícia (noroeste), os bombeiros conseguiram estabilizar no domingo um incêndio na localidade de Navia de Suarna, na província de Lugo, que havia afetado 431 hectares de vegetação (número provisório) em uma zona protegida por sua biodiversidade.

No domingo, os serviços de luta contra os incêndios do ministério da Agricultura atuaram sobre onze focos de incêndio em cinco regiões (Andaluzia, Astúrias, Castilla y León, Cataluña e Galícia), a maioria na zona norte-oriental do país.

De 1 de janeiro a 19 de julho, os incêndios afetaram quase 39.000 hectares na Espanha. Seis deles se expandiram por uma zona superior a 500 hectares, segundo dados provisórios do ministério.