Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de 7,5 graus atinge região amazônica do norte do Peru

Terremoto de magnitude 7,5 atinge o Peru neste domingo (28); Cidades brasileiras sentem tremor  - Reprodução/Google
Terremoto de magnitude 7,5 atinge o Peru neste domingo (28); Cidades brasileiras sentem tremor Imagem: Reprodução/Google

Do UOL, com AFP

28/11/2021 09h01Atualizada em 28/11/2021 13h30

Um forte terremoto de 7,5 graus de magnitude atingiu hoje a região amazônica no norte do Peru. Segundo as primeiras informações das autoridades, não houve vítimas nem alerta de tsunami.

O tremor de terra foi registrado às 05h52 no horário local (07h52 em Brasília) com epicentro a 98 quilômetros ao leste de Santa Maria de Nieva em Condorcanqui, na província Amazonas, que faz fronteira com o Equador. O evento ocorreu a uma profundidade de 131 quilômetros, segundo o Instituto Geofísico local.

A grande profundidade do terremoto na amazônia peruana fez com que a onda expansiva fosse maior e afetasse quase metade do país, na zona norte e central, incluindo regiões costeiras e andinas como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima.

Santa Maria de Nieva é uma região pouco habitada, onde moram indígenas amazônicos e está à margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador. "Todos saímos para a rua, estamos muito assustados", disse à rádio RPP Lucía, que se comunicou por telefone na cidade de Chota em Cajamarca, região de onde é o presidente peruano Pedro Castillo.

"Foi muito forte", disse outro ouvinte que se identificou como Juan à rádio RPP, em Chiclayio na região de Lambayeque. Apesar do susto, a Defesa Civil do país informou que não foram registrados danos pessoais.