Topo

Bovespa abre em alta, mas feriado nos EUA reduz liquidez

27/11/2014 10h34

São Paulo - A ausência do mercado referencial da Bovespa, devido ao feriado nos Estados Unidos, que mantém as bolsas de Nova York fechadas nesta quinta-feira, 27, enxuga a liquidez e enfraquece a direção dos negócios para o dia, deixando a Bolsa brasileira oscilante entre margens estreitas, mas com um ligeiro viés de alta. Ainda assim, o foco dos investidores locais segue no tão aguardado anúncio oficial da nova equipe econômica no segundo mandato do governo Dilma Rousseff, previsto para hoje. Com isso, as ações da Petrobras e demais estatais, além dos bancos, que têm se mostrado mais sensíveis ao cenário político, seguem no foco.

Às 10h25, o Ibovespa subia 0,52%, aos 55.385,36 pontos, depois de avançar 0,57%, aos 55.413 pontos, na máxima. Entre os destaques, Petrobras ON tinha +0,83% e Petrobras PN ganhava 0,57%; Banco do Brasil ON subia 1,32%. As ações da Vale também avançam, com +1,30% nas ON e +1,27% nas PNA.

A expectativa é de que sejam nomeados oficialmente hoje Joaquim Levy e Nelson Barbosa para os ministério da Fazenda e do Planejamento, respectivamente, além da permanência de Alexandre Tombini no comando do Banco Central. A posse do trio estava marcada para a sexta-feira, 28, mas foi adiada até que seja votado, na semana que vem, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que flexibiliza a meta fiscal de 2014. Mas como os nomes já estavam precificados, a ansiedade dos investidores recai no anúncio de medidas econômicas para retomar o crescimento e ajustar a situação fiscal do governo.

Sem mercado de ações hoje nos EUA, as atenções no exterior se concentram na Europa, em meio ao tom suave ("dovish") nos discurso feitos pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, hoje, e diante de dados sobre a economia alemã. No mesmo horário, a Bolsa de Paris subia 0,20%, tendo iniciado os negócios com cerca de quatro horas de atraso, devido a problemas técnicos no sistema operado pelo Euronext, que também manteve a Bolsa de Lisboa fechada durante boa parte da manhã.

Às 10h15, a Bolsa portuguesa ganhava 0,40% e a de Frankfurt avançava 0,52%, beneficiada ainda pelo avanço maior que o esperado do índice GFK de confiança do consumidor alemão, a 8,7 em dezembro, ante previsão de avanço a 8,6.

O foco no exterior também está alocado na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em Viena, que mantém os preços do petróleo com queda ao redor de 2%, diante da falta de esperança de que o cartel corte a produção da commodity, apesar da oferta excedente. No mesmo horário, o Brent para dezembro valia US$ 76,17 por barril, com queda de 2,03%.