Topo

PM entra em confronto com sem-teto em reintegração perto de Cumbica

Policiais militares usaram balas de borrachas e bombas de efeito moral para dispersar um grupo de sem-teto durante reintegração de posse - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Policiais militares usaram balas de borrachas e bombas de efeito moral para dispersar um grupo de sem-teto durante reintegração de posse Imagem: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

10/02/2015 08h32Atualizada em 10/02/2015 10h03

Policiais militares usaram balas de borrachas e bombas de efeito moral para dispersar um grupo de sem-teto durante uma reintegração de posse em Guarulhos, em um terreno próximo ao Aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo, na manhã desta terça-feira, 10. Os moradores também armaram barricadas com pneus e pedaços de madeira em chamas e atearam fogo em alguns barracos.

No início da madrugada, um grupo com cerca de 50 moradores, de acordo com a Polícia Militar, realizou um protesto no Aeroporto de Cumbica contra a ordem de despejo das famílias. A manifestação, que começou por volta da 0h30, foi pacífica, segundo afirma a PM.

A área de cerca de 250 mil metros quadrados fica na Estrada do Elenco, região do Bananal, em Guarulhos, e foi invadida em abril do ano passado. Segundo a PM, aproximadamente 300 moradias foram construídas no local. "A área é de preservação permanente e sofreu degradação ambiental por conta da construção de barracos de madeira e parcelamento do solo", afirma a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Para cumprir a reintegração de posse, determinada pela Justiça, os policiais chegaram ao terreno por volta das 6h50. Por causa do fogo nas barricadas e nos barracos, o Corpo de Bombeiros também precisou ser acionado. Até o momento, não há informação de feridos.