Topo

Siglas dividem comando de comissões; PP chefiará CCJ

De Brasília

03/03/2015 18h38

Os líderes partidários se reuniram na tarde desta terça-feira (3) para discutir quem comandará as comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Apesar de definir as 23 escolhas, a maioria dos partidos ainda não escolheu seus indicados para presidir os colegiados. As comissões começam a funcionar amanhã.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, ficará com o PP, que inicialmente pretendia indicar Arthur Maia (AL). O líder do PP, Eduardo da Fonte (PE), deixou a reunião dizendo que analisará "com cautela" a escolha da presidência. Lira é acusado de ter agredido a ex-mulher. O PP também ficou com a comissão de Desenvolvimento Urbano.

O PSD escolheu as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, além da Comissão de Agricultura. Para presidir o última comissão deve ser indicado o deputado Irajá Abreu (TO), filho da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Questionado sobre a possibilidade de conflito de interesses, Irajá negou. "Não, imagina, absolutamente, de forma alguma", respondeu.

O PT optou por Fiscalização Financeira e Controle, que deverá ser presidida por Paulo Pimenta (RS) e Direitos Humanos (ainda sem indicação de presidência). O PT alegou que não queria uma nova crise em torno do tema Direitos Humanos aos moldes de quando a comissão ficou sob controle do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). "Para o PT ela é uma comissão estratégica", explicou o vice-líder Alessandro Molon (RJ). O bloco do PT também garantiu a Comissão de Relações Exteriores, mas PCdoB e PROS reivindicam a presidência deste colegiado.

O PMDB do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), presidirá as comissões de Educação - com Saraiva Felipe (MG) -, Finanças e Tributação - com Soraya dos Santos (RJ) - e Segurança Pública - ainda sem definição de nome.

O PSDB ficou com as comissões de Ciência e Tecnologia, Legislação Participativa e Minas e Energia. O PDT presidirá Cultura, o DEM a comissão de Defesa do Consumidor (com o deputado paulista Eli Corrêa), o PSC com Integração Nacional, o Solidariedade com Trabalho, o PRB com Esporte (com o deputado baiano Márcio Marinho) e o PTB com Seguridade Social e Família.

O PSB, que atua fora da base governista, terá o comando das comissões de Meio Ambiente e Turismo. O governista PR ficou com Direito das Pessoas com Deficiência e Viação e Transportes.