Topo

Servidor da Câmara distribui panfletos contra Dilma em CPI da Petrobras

De Brasília

09/04/2015 10h04

Um homem com crachá de servidor da Câmara dos Deputados distribuiu, na manhã desta quinta-feira, 9, no plenário da CPI da Petrobras dois panfletos críticos ao PT e à presidente Dilma Rousseff. Não foi possível identificar o servidor, que disse estar a serviço do movimento Brasil Livre, um dos responsáveis por organizar as manifestações de 15 de março e do próximo domingo, dia 12.

No primeiro papel, diante de um fundo roxo há uma montagem do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que prestará depoimento nesta manhã à CPI. Na imagem, Vaccari aparece vestido como uma senhora idosa erguendo o dedo do meio. No material, há ainda uma frase da presidente Dilma: "Ela (a corrupção) é uma senhora bastante idosa em nosso país, tanto que não poupa ninguém (...) O dinheiro tem esse poder de corromper".

No outro panfleto, verde, com a logomarca da Petrobras e do óleo para automóveis Lubrax, há os textos "Fórmula 171", em alusão ao número do artigo do Código Penal que versa sobre estelionato. O folder também diz "Lubrifica a corrupção, caixa 2 e a propina".

Abaixo do texto, aparecem vasilhames do óleo com fotos de Dilma, de Vaccari, da ex-presidente da Petrobras Graça Foster e do ex-diretor de Engenharia e Serviços da Estatal Renato Duque, um dos acusados de desvios na empresa. Dilma aparece vestida com uma máscara de madeira e com um macacão da Petrobras com uma estrela do PT manchada de óleo.

Vaccari é apontado como um dos operadores do esquema de arrecadação de propina na Petrobras. Pelo esquema desvendado na Operação Lava Jato, PT, PMDB e PP arrecadavam de 1% a 3% em contratos da estatal. O PT ficava com 2% de todos os contratos via Diretoria de Serviços. Segundo a Polícia Federal, Vaccari operava em conjunto com o ex-diretor Renato Duque e com o ex-gerente da área Pedro Barusco.