Topo

Grupo antibomba da PF faz ação que apura suspeitas de terrorismo em Brasília

Grupo Antibomba da Polícia Federal faz operação em prédio de Brasília - Wilson Dias/Agência Brasil
Grupo Antibomba da Polícia Federal faz operação em prédio de Brasília Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

De Brasília

24/04/2015 12h18

O Grupo Antibomba da Polícia Federal faz nesta sexta-feira (24) operação num prédio de Brasília. Os agentes vasculham desde o início da manhã um apartamento na quadra 104 da Asa Norte, área nobre da capital federal. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a ação, que mobiliza setores de inteligência da PF, apura suspeitas de terrorismo internacional.

Na ação, ao menos uma pessoa teria sido detida. Informações na imprensa afirmam que o alvo foi o apartamento de um casal muçulmano que tem um filho de cinco meses. A Polícia Federal informou que cumpriu mandado de busca e apreensão em investigação que apura falsificação de documentos.

Em nota, a PF também esclareceu que o inquérito "tramita em segredo de justiça e que os atos praticados pelo investigado não guardam relação direta com seu passado funcional ou, ainda, com suas atividades como servidor comissionado".

Há um mês, a reportagem do Estado de S. Paulo revelou que dois órgãos de inteligência do governo elaboraram relatórios apontando tentativas de o Estado Islâmico cooptar brasileiros para sua causa. O objetivo dos relatórios era alertar o governo da necessidade de aprovar uma lei antiterror no País. A discussão está parada no Senado.

A partir da reportagem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pautou o assunto, que não foi votado porque partidos como PT exigiram uma audiência pública para discutir o tema. A audiência ainda não foi agendada, mas, segundo interlocutores de Renan, deve ocorrer nos próximos dias.