Em SP, monotrilho tem novo horário e passa a cobrar R$ 3,50
Até a semana passada a linha funcionava entre as 9h e às 14h e o horário foi ampliado das 7h às 19h. Diferentemente das fases de testes, agora foi possível ver mais usuários habituais de transporte público do que os "turistas" que vão até a linha para conhecer e matar a curiosidade sobre o novo modal que é o primeiro do tipo no Brasil. Mesmo assim, havia gente apenas de passagem que aproveitou a viagem a cerca de 15 metros de altura para fotografar e filmar a paisagem.
A universitária Tabata Carpanezi, de 22 anos, por exemplo, vai deixar de usar o carro para ir à aula. Ela estuda na Universidade Mackenzie, em Higienópolis, na zona oeste. Moradora da Vila Ema, também na zona leste, ela afirma levar 1h30 dentro de um carro para fazer o trajeto. "Achei bem funcional. Como tenho que estar na faculdade às 8h, agora vou conseguir ir de transporte público", afirmou. Ela calcula que irá levar 45 minutos entre a casa dela a faculdade.
O aposentado Jair Bocci, de 62, mora no Parque São Lucas. Quando a linha estiver pronta o bairro dele terá uma estação do monotrilho. Já sabendo da ampliação do horário, ele aproveitou para levar o carro para revisão no Sumaré, na zona oeste. "Apesar de eu ter carro, faço questão de usar transporte público para fugir do trânsito. Qualquer opção a mais, linha nova ou corredor de ônibus ajudam bastante", disse.
Quando as obras do monotrilho começaram, a promessa era de que esse primeiro trecho entraria em operação em março de 2014. Os testes com passageiros completam um ano neste mês. Na semana passada ao anunciar a cobrança da tarifa e a ampliação no horário, o Metrô afirmou que "a Linha 15-Prata foi projetada para ser o modal de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.