Após ciclovias, Haddad quer ampliar calçadas em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo estuda retirar faixas de circulação de carros de vias da cidade para aumentar a área para pedestres na calçada. Um projeto piloto com esse novo modelo vai começar ainda neste mês na rua Vergueiro, na Liberdade, centro da cidade. A proposta é aumentar a segurança dos pedestres.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estudam como será feita a sinalização entre essa "faixa exclusiva para pedestres" e as vias destinadas aos automóveis. A faixa vai da praça da Liberdade, passando pela avenida Liberdade, e seguindo pela Vergueiro até a região da Rua do Paraíso.
"Não vai ter obra", garante o secretário, dizendo que o que será feito será apenas uma mudança de sinalização. Um dos motivos é o custo dessas mudanças. Mesmo assim, Tatto afirma que essas faixas serão permanentes. "Vai funcionar 24 horas por dia", explica.
O secretário confirmou nesta terça-feira (18) o início do programa na rua Vergueiro, mas evitou citar outras vias que podem receber a mudança.
Na gestão Marta Suplicy (2000 a 2004), a CET fez estudos com essa mesma finalidade prevendo intervenções na rua Sete de Abril e na rua Maria Antônia, também no centro, e em cruzamentos com grande volume de pedestres, como a esquina das avenidas Ipiranga e São João.
Para a professora de engenharia Silvana Maria Zioni, da Universidade Federal do ABC, a medida reorganiza a ocupação do espaço público. "Até pouco tempo, era comum até o carro estacionar na calçada", diz.
Ela destaca que a sinalização permanente, com cones ou outros objetos para proteger o pedestre, pode ser formatada só depois de a mudança ser consolidada. "Em Nova York, as estruturas permanentes só vieram depois de adotada as medidas para priorizar o fluxo de pedestres", explica. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
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