Topo

Obra de transposição do Paraíba do Sul para o Cantareira começa em outubro

Em São Paulo

24/09/2015 09h20

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na quarta-feira (23) que a ordem de serviço para o início das obras de transposição da Bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira será iniciada no dia 2. Além disso, a transposição de água do Reservatório Rio Grande, braço limpo da Represa Billings, para reforçar o Sistema Alto Tietê começará na quarta.

A transposição foi anunciada por Alckmin em março de 2014. À época, o tucano disse que a licitação sairia em 120 dias e a obra, em 14 meses. A ideia provocou polêmica com o governo do Rio de Janeiro, que temia que a transposição prejudicasse o Paraíba do Sul, única fonte de abastecimento para 10 milhões de pessoas.

Um acordo entre os governos, incluindo também o de Minas Gerais e o federal, teve de ser fechado no STF (Supremo Tribunal Federal), depois das eleições, e o projeto de transposição entrou para a lista de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o que permitiu que a licitação fosse feita em RDC (Regime Diferenciado de Contratações) --mais rápido. Em março, porém, após uma reclamação de uma empresa, a licitação foi suspensa pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A transposição prevê a transferência de 5.100 litros/s, em média, da Represa Jaguari, em Igaratá, para a Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. Será usada uma adutora de 13,4 km. Além disso, a partir de quarta-feira, a Sabesp começará a bombear para o Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, mais 4.000 litros/s da Billings. De R$ 500 milhões previstos, o preço final da obra passou para R$ 830 milhões. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".