Topo

Mulheres vão à Paulista por delegacia 24h nos 10 anos da lei Maria da Penha

07/08/2016 15h15Atualizada em 07/08/2016 16h14

São Paulo - No dia em que a Lei Maria da Penha completa 10 anos de vigência, a av. Paulista vira palco de uma manifestação para comemorar a data, mas que também pede medidas que melhorem o atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado de São Paulo.

A principal exigência é de que Delegacias de Defesa da Mulher funcionem 24 horas por dia e sete dias por semana. Uma petição online já soma 20 mil assinaturas, de acordo com a ONG Minha Sampa, que organiza o evento.

"O governo do Estado precisa entender que violência não tem hora marcada. Hoje, 90% dos casos de violência contra a mulher nunca chegarão a ser investigados. Isso porque o fato de não existir atendimento 24h reduz o número de denúncias", afirma Anna Livia Arida, advogada e diretora Executiva da Minha Sampa.

Na cidade de São Paulo, nove delegacias oferecem atendimento especial para uma população de mais de 5 milhões de mulheres. No Estado inteiro, são 132 Delegacias de Defesa da Mulher. Nenhuma delas funciona 24 horas ou aos finais de semana.