Topo

Papa propõe incluir cuidado com meio ambiente entre obras benéficas dos cristãos

01/09/2016 08h15

Cidade do Vaticano - O papa Francisco propôs nesta quinta-feira acrescentar o cuidado com o meio ambiente às sete obras benéficas tradicionais que os cristãos são instados a realizar. O pontífice fez sua proposta na mensagem para marcar o Dia Mundial da Oração pela Criação, introduzido no ano passado em uma tentativa de impulsionar sua campanha de proteção à natureza.

O Vaticano afirmou que a proposta é a extensão lógica da histórica e polêmica encíclica publicada por Francisco no ano passado. O primeiro pontífice latino-americano pediu uma revolução para corrigir o que descreveu como um sistema econômico "estruturalmente perverso", no qual os ricos se aproveitam dos pobres e convertem a Terra em "uma grande pilha de imundície".

As sete obras de caridades pedidas aos católicos incluem, por exemplo, alimentar os famintos, dar roupas àqueles que não têm, rezar a Deus pelos vivos e os mortos, instruir os ignorantes e visitar os enfermos. "A economia e a política, a sociedade e a cultura não podem ser dominadas pelo pensamento apenas de curto prazo e pelos ganhos financeiros e eleitorais imediatos", afirmou Francisco. "Em vez disso, eles necessitam urgentemente ser redirecionados para o bem comum, que inclui a sustentabilidade e o cuidado para a criação."

Francisco pediu que toda a humanidade tome passos concretos para mudar de rumo, a começar por pagar o que ele chamou de "dívida ecológica" que os países ricos têm com os pobres. Reciclar, apagar a luz e dar carona podem ajudar, disse ainda o líder da Igreja Católica. Fonte: Associated Press.