Topo

PT acusa governo de reorganizar a hegemonia norte-americana

Comissão Executiva Nacional do PT faz reunião em São Paulo - Paulo Pinto/AGPT
Comissão Executiva Nacional do PT faz reunião em São Paulo Imagem: Paulo Pinto/AGPT

Da UOL, em São Paulo

02/09/2016 17h00

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (02), a Comissão Executiva Narcional do PT acusa o governo de reorganizar a hegemonia norte-americana na América Latina.

"Sua consolidação integra a ofensiva conservadora na região, cuja lógica é a recuperação de território econômico, político e ideológico pelo principal país imperialista, os Estados Unidos. O fim do regime de partilha e a entrega do Pré-Sal às petroleiras do exterior, que precisamos combater com afinco, é prova cabal da política de rapina patrocinada pelos entreguistas do governo golpista", diz o trecho.

O texto em oposição ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff ainda cita violação a Constituição, o fim do regime democrático e pede eleições diretas para presidente da República.

A reunião, onde foi elaborado o documento, aconteceu em São Paulo com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), dos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT -RJ), além do presidente do partido Rui Falcão. A ex-presidente Dilma Rousseff não compareceu.