Topo

Otan apoia Turquia em ataques contra o EI e curdos

28/07/2015 14h35

ROMA, 28 JUL (ANSA) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) demonstrou apoio à Turquia após uma reunião de emergência nesta terça-feira (28) convocada pelos turcos para combater o terrorismo em seu país. Segundo o secretário-geral da entidade, Jens Stoltenberg, o "terrorismo em todas as suas formas não pode ser jamais tolerado ou justificado". Ele ainda destacou que a Otan "segue os acontecimentos de maneira próxima" e exprime "forte solidariedade à Turquia".   

Desde a última sexta-feira (24), o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan vem atacando bases do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque. Ambos os grupos têm realizados diversos atentados no território turco nas últimas semanas e fizeram com que o governo local mudasse de postura na guerra ao terror. Porém, mesmo solicitando a reunião de emergência, o governo Erdogan não teria pedido "nenhuma presença militar" em seu território. Stoltenberg ainda comentou que a reunião serviu para "discutir as ameaças contra o país" e a Turquia informou sobre as novas medidas adotadas para derrotar os grupos que atuam, especialmente, em suas fronteiras. O secretário-geral ressaltou também que a Otan não irá participar da criação de uma "faixa de segurança" nas divisas do país e que esse plano está sendo liderado apenas pelos Estados Unidos com Ancara.   

- PKK O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assegurou hoje que seu governo continuará atacando as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). De acordo com o mandatário, "o processo de paz com o PKK" não poderá ser levado adiante se os ataques "contra a unidade nacional" não foram parados, contou à emissora "Al Arabiya". Desde 2012, há negociações entre o governo de Ancara e o partido curdo para pôr fim à rebelião. O conflito já dura desde 1984 e matou mais de 40 mil pessoas.   

Após a entrevista, a agência de notícias oficial Anadolu informou que os caças F-16 turcos realizaram diversos ataques contra os curdos em Sirnak, no sudeste do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.