Topo

Comitê recomenda suspensão de Blatter por 90 dias

07/10/2015 16h15

SÃO PAULO, 07 OUT (ANSA) - O Comitê de Ética da Fifa pediu a suspensão provisória por 90 dias do presidente da entidade máxima do futebol mundial, Joseph Blatter, que está sendo investigado por gestão fraudulenta e apropriação indébita.   


O requerimento ainda precisa ser ratificado pelo juiz da Fifa, Hans-Joachim Eckert. Se o afastamento for confirmado, Blatter só voltaria ao cargo no início de janeiro, a pouco mais de um mês das eleições que definirão seu sucessor.   


Nesse período, a entidade seria comandada interinamente pelo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou. Durante a manhã, o cartola suíço havia garantido que continuaria no controle da Fifa até 26 de fevereiro de 2016.   


"Até lá, lutarei por mim e pela Fifa, estou convencido de que cedo ou tarde a luz vencerá as trevas", dissera Blatter. A Procuradoria-Geral de Berna suspeita que o dirigente assinou, em 12 de setembro de 2005, um contrato com a União Caribenha de Futebol (CFU) - na época chefiada por Jack Warner - prejudicial à entidade.   


Ao implantar esse acordo, Blatter teria violado seus "deveres fiduciários" e agido contra os interesses da Fifa. O cartola também fez um pagamento de 2 milhões de francos suíços - às custas da federação - ao atual chefe da Uefa, Michel Platini, por "trabalhos supostamente falsos" realizados entre janeiro de 1999 e junho de 2002.   


No entanto, o desembolso foi concretizado apenas em fevereiro de 2011, levantando a suspeita de que possa ser fruto de corrupção.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.