Topo

Relembre outros dez misteriosos desastres aéreos

12/03/2014 16h00

O voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o sábado passado, não foi o primeiro a sumir sem deixar qualquer vestígio ou a ter uma investigação confusa e caótica.

Do aventureiro norte-americano Steve Fosset, que desapareceu com seu monomotor sobre o deserto do estado de Nevada, nos Estados Unidos, em 2007, às alegações de que a queda do voo 990 da Egypt Air foi fruto de um ato de vingança de seu copiloto, conheça dez desastres de avião dentre os mais misteriosos já ocorridos da história.]

Amelia Earhart

O título de desaparecimento mais misterioso de todos os tempos com certeza é da norte-americana Amelia Earhart, a primeira mulher a cruzar sozinha o oceano Atlântico em um avião.

Em 1937, a aeronave que Earhart pilotava desapareceu próximo à ilha Howland, no oceano Pacífico, em meio a uma tentativa de dar a volta ao mundo.

Junto com Earhart, estava seu navegador, o capitão Fred Noonan.

Earhart foi declarada morta depois de dois anos de buscas por vestígios de destroços do seu bimotor, que nunca foram encontrados.

Voo 447 da Air France

Quando o voo 447, que ia do Rio de Janeiro para Paris, na França, caiu em 2009, passaram-se cinco dias até que destroços fossem localizados e dois anos para que as caixas-pretas fossem encontradas --a uma profundidade de cerca de 4.000 metros.

Nenhum dos 228 passageiros a bordo do Airbus 330 sobreviveu. Investigadores franceses descobriram que o piloto automático havia sido desconectado, provavelmente depois que os instrumentos de velocidade foram congelados por cristais de gelo, e, então, os pilotos embicaram o avião a ângulo no qual não foi possível manter a velocidade --o que acabou por estagnar a aeronave-- apesar de um alerta sobre isso ter soado na cabine por cerca de um minuto.

A Air France negou as acusações.

ENTENDA O 'MISTÉRIO' EM 5 LINKS

Voo 990 da EgyptAir

Este voo rotineiro entre Nova York, nos Estados Unidos, e a cidade do Cairo, no Egito, caiu no Atlântico em 31 de outubro de 1999, matando todas as 217 pessoas a bordo.

Como a queda ocorreu em água internacionais, a investigações coube às autoridades egípcias.

Depois de inicialmente pedir que autoridades de aviação dos Estados Unidos conduzissem as investigações em seu lugar, o Egito voltou atrás quando os americanos concluíram que o copiloto egípcio havia feito o avião cair de propósito porque ele havia sido repreendido recentemente pela empresa aérea por ter cometido assédio sexual. A investigação egípcia apontou uma falha mecânica como causa do desastre.

Star Dust

Em agosto de 1947, um avião da empresa British Avro Lancastrian, conhecido como Star Dust (poeira estelar, em inglês), bateu em uma montanha nos Andes argentinos durante um voo de rotina entre Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

As buscas pelo avião não deram em nada. Logo surgiram teorias da conspiração que acusavam sabotadores e até mesmo aliens.

A especulação acabou 50 anos depois quando escaladores encontraram o que restava dos destroços. Especialistas concluíram que a tripulação ficou confusa diante do mal tempo e acidentalmente iniciou a descida cedo demais.

Triângulo das Bermudas

Há incontáveis relatos de aviões e navios que, ao longo de décadas, teriam desaparecido sem deixar vestígios nesta grande área triangular do oceano Atlântico entre as Bermudas, a Flórida, nos Estados Unidos, e Porto Rico.

Dois aviões da British South Airways desapareceram na região nos anos 1940. Uma pesquisa feita por um jornalista da BBC, em 2009, indicou que provavelmente um deles teve uma falha técnica catastrófica enquanto o outro ficou sem combustível.

Voo 571 da Força Aérea uruguaia

Outro avião que acabou vítima da combinação entre nuvens baixas e montanhas altas numa época em que a tecnologia da cabine ainda não era capaz de gerar informações precisas para os pilotos.

O voo 571 ia do Uruguai para Santiago, no Chile, quando perdeu ambas as asas ao bater no topo de uma montanha. Das 45 pessoas a bordo, metade sobreviveu não apenas o impacto mas também os 72 dias que ficaram isolados na montanha.

Uma equipe de resgate conseguiu salvar 16 deles, que admitiram ter recorrido ao canibalismo para sobreviver. Sua história foi contada no filme Vivos (1993).

Voo 800 da TWA

O voo 800 da Trans World Airlines saiu do aeroporto JFK, em Nova York, nos Estados Unidos, pouco depois das 20 horas de 17 de julho de 1996 e explodiu alguns minutos depois, matando todas as 230 pessoas a bordo.

O piloto de um outro voo enviou uma mensagem por rádio para o controle de tráfego aéreo dizendo: "Acabamos de ver uma explosão à frente... a cerca de 16 mil metros de altura ou algo assim. Acabou de cair na água".

  • 23242
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/03/11/o-que-voce-acha-que-aconteceu-com-o-aviao-desaparecido-na-malasia.js

Investigações apontaram um curto circuito no sistema elétrico do tanque de combustível de uma das asas como a causa da explosão. Os relatos de testemunhas levaram a diversas teorias da conspiração que, com o uso cada vez mais frequente da internet, convenceram a muitos de que o avião havia sido derrubado a tiros.

Essa teoria ganhou força depois de o jornalista Pierre Slainger, que foi secretário de imprensa do presidente Kennedy, afirmar que um teste com mísseis havia causado a explosão, mas os documentos que ele apresentou como prova foram logo invalidados.

Lady Be Good

Usado durante a Segunda Guerra Mundial, o avião de bombardeio Lady Be Good saiu em missão a Nápoles, na Itália, em abril de 1943 e nunca retornou à base na Líbia.

Na época, presumiu-se que o avião havia caído no mar Mediterrâneo. A tripulação de nove foi considerada "desaparecida em missão". Mas, na verdade, o avião não havia parado na sua base por conta de problemas técnicos. Havia, sim, voado por mais duas horas até o norte da África.

A tripulação pulou da aeronave usando paraquedas. Oito sobreviveram à descida e andaram 160 quilômetros em direção ao norte antes de sucumbirem ao calor e à falta de água.

O avião foi encontrado 15 anos depois em ótimo estado e com suas metralhadoras ainda funcionando.

Steve Fossett

Primeira pessoa a dar a volta ao mundo num avião sem reabastecer, o aventureiro americano Steve Fossettm, de 63 anos, decolou de uma pista privada no estado de Nevada, nos Estados Unidos, em 3 de setembro de 2007 e nunca mais foi visto.

A busca por ele foi encerrada quando seu monomotor foi encontrado em outubro de 2008. Investigadores dizem que ventos fortes foram a provável causa do acidente.

Vittorio Missoni

Uma pequena aeronave que levava Vittorio Missoni, diretor da grife italiana Missoni, desapareceu na costa da Venezuela em janeiro de 2013. Junto com ele, estavam sua mulher e mais quatro pessoas.

Eles decolaram do arquipélago de Los Roques rumo a Caracas e perderam altitude e velocidade rapidamente antes de sumir do radar.

O avião só foi encontrado seis meses depois. Mergulhadores resgataram os corpos. Foi a segunda vez que um avião desapareceu em Los Roques. Agora, a área é chamada de "novo Triângulo das Bermudas".