Topo

Livro de 1543 ensina anatomia em ilustrações exuberantes

02/12/2014 09h14

Publicado há quase 500 anos, o livro médico de Andreas Vesalius, De humani corporis fabrica, ocupa um local importante na história da ciência por sua precisão e riqueza de detalhes.

As ilustrações intricadas, diferentes do que era feito na época, aparecem ao lado de textos detalhados que tentavam mudar a maneira como os corpos humanos eram dissecados após a morte.

A Biblioteca da Universidade de Cambridge tem cópias preservadas do Fabrica, o livro principal, e do Epitome, uma versão condensada que o acompanhava. As duas publicações ajudaram Vesalius a fazer sucesso na corte do Sacro Império Romano-Germânico no século 16.

As imagens nítidas e profundas da anatomia humana criadas por Vesalius sobreviveram aos séculos. O papel é resistente, feito de polpa de linho. As ilustrações de veias e órgãos permaneceram em boas condições porque os editores do livro reforçaram as imagens frontais das páginas colando antigos manuscritos atrás delas.

Livros anteriores do tipo eram menores e tinham imagens mais grosseiras. Mas estas ilustrações, feitas em 1543, eram diferentes de tudo o que existira anteriormente.