Ciclone devasta arquipélago no Pacífico
Milhares de moradores do arquipélago de Vanuatu, no oceano Pacífico, passarão uma segunda noite consecutiva em abrigos improvidados, depois de o país ser devastado pelo ciclone tropical Pam.
Em algumas áreas, comunidades inteiras foram destruídas por fortes tempestades e ventos de até 270 km/h.
A ONU descreveu o ciclone como catastrófico, e há relatos - ainda não confirmados - de que há mais de 40 mortos em apenas uma das províncias do país.
A ONG Save the Children afirmou neste sábado que oito mortes foram confirmadas, mas teme que o número de vítimas fatais aumente muito.
Grande parte da rede de telecomunicações de Vanuatu foi destruída pelo ciclone, então a extensão total dos estragos só será conhecida nos próximos dias.
Agências humanitárias estão, no momento, tentando levar suprimentos para a população local - de 267 mil pessoas, espalhadas por 65 ilhas.
"Um desastre desta magnitude não havia sido vivenciado por Vanuatu em sua história recente", disse Sune Gudnitz, que lidera a agência humanitária da ONU na região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.