Topo

Conheça os prédios 'mais feios' da Grã-Bretanha

02/09/2015 08h01

O prédio londrino apelidado de "Walkie Talkie" por causa do seu formato incomum foi o vencedor da Carbuncle Cup - a Copa Carbúnculo, em tradução literal - deste ano, que premia os "prédios mais horrendos" da Grã-Bretanha.

Desde que foi construído, em 2014, o prédio 20 da Fenchurch Street, no centro de Londres, virou manchete por supostamente provocar corredores de vento capazes de derrubar pedestres e até derreter carros com o reflexo do sol em suas vidraças anguladas.

Veja mais: Concurso escolhe os quatro 'melhores arranha-céus' do mundo

Veja mais: A arte da construção em 2014

"Ele se torna mais bojudo no topo, em uma tentativa descarada de maximizar o espaço de alto valor nos andares mais altos, desafiando o princípio de que prédios altos devem se estreitar elegantemente ou pelo menos ter torres paralelas", disse Thomas Lane, o editor da revista Building Design.

Para Lane, o prédio, projetado pelo uruguaio Rafael Vinoly, "invade o horizonte londrino como um penetra em uma festa".

'Inchaço'



"O resultado é que londrinos agora têm de aturar a vista deste carbúnculo inchado."

A bojuda cobertura do prédio "premiado" também já foi comparada a um terminal de aeroporto.



Apesar de todas as críticas, o responsável pela aprovação do projeto polêmico, Peter Rees, defendeu o prédio em entrevista ao jornal The Guardian.

"É a figura de proa do nosso navio, uma plataforma da qual você pode apreciar a vista vibrante da sala de máquinas da City (o coração financeiro de Londres) atrás de você", afirmou Rees ao diário londrino.

Veja mais: Mostra em Londres retrata mudança da arquitetura urbana ao longo do tempo

Entre os vencedores da "Copa Carbúnculo" em anos anteriores está o Strata Tower, na região de Elephant and Castle, uma loja do supermercado Tesco no sul de Londres, o terminal de barcas de Liverpool e a reforma do histórico navio veleiro mercante Cutty Sark.

Neste ano, os concorrentes do "Walkie Talkie" eram um prédio da Associação Cristã de Moços, uma casa para estudantes em Cambridge, o Southampton City Gateway.



Veja mais: Edifício 'ondulado' é o mais novo arranha-céu de Nova York