Topo

Coreia do Norte reabre linha direta com Coreia do Sul

3.jan.2018 - Oficial sul-coreano faz primeira comunicação com oficial da Coreia do Norte na fronteira - Yonhap/AP
3.jan.2018 - Oficial sul-coreano faz primeira comunicação com oficial da Coreia do Norte na fronteira Imagem: Yonhap/AP

03/01/2018 08h05

Depois de quase dois anos de interrupção nas comunicações, reativação ocorre após aceno de Kim Jong-un a Seul em sua mensagem de Ano Novo. Medida poderá resultar em contatos regulares entre os dois lados.A Coreia do Norte reativou nesta quarta-feira (03/01) as linhas de comunicação com a Coreia do Sul, após quase dois anos de interrupção. A medida foi divulgada pela imprensa estatal norte-coreana poucos dias após o líder Kim Jong-un expressar em mensagem de Ano Novo sua intenção de retomar o diálogo com o país vizinho.

Nesta terça-feira, o governo sul-coreano havia proposto uma reunião de alto nível entre as autoridades dos dois países, em 9 de janeiro, para dialogar sobre a presença norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno. Em seu discurso, Kim Jong-un se pronunciou favorável à participação de atletas de seu país no evento que será realizado em Pyeongchang (Coreia do Sul), entre 9 e 25 de fevereiro.

"Ratificando a vontade de nosso líder, manteremos um contato estreito e sincero" disse Ri Son-gwon, presidente do Comitê para a Reunificação Pacífica, a agência norte-coreana que administra assuntos intercoreanos.

"Vamos realizar conversas de trabalho sobre o potencial envio de uma delegação", afirmou, sem no entanto confirmar a realização da reunião proposta por Seul em Panmunjom, na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países.

Yoon Young-chan, porta-voz do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, comemorou a notícia em comunicado: "Isso mostra um avanço, para uma situação em que a comunicação seja possível em todos os momentos." O governo sul-coreano informou que os dois países já iniciaram contatos preliminares através da linha de comunicação em Panmunjom.

Autoridades americanas advertiram que não levarão a sério os contatos entre as duas Coreias, caso não resultem em avanços para impedir o programa nuclear de Pyongyang. Seul, porém, avalia que a reabertura da linha de comunicação poderá levar a contatos bilaterais regulares.

Desde que assumiu o governo em maio, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, adotou uma postura favorável à retomada das relações com Pyongyang e de projetos de cooperação entre os dois países.