Topo

Tornados deixam pelo menos nove mortos no meio-oeste dos EUA

Em Washington

29/02/2012 19h54

Vários tornados deixaram pelo menos nove mortos nesta quarta-feira (29) no sul dos estados americanos de Illinois e Missouri, confirmaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos, que advertem sobre dezenas de feridos e danos materiais.

A última apuração oficial confirma nove mortos (um a menos que em informações prévias), seis dos quais registrados em Illinois e três no Missouri, Estados onde as rajadas de vento chegaram até 320 km/h.

Vários Estados do país, no meio-oeste e sul dos EUA, estão nesta quarta sob a ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado.

Em áreas do Tennessee, Kentucky e Kansas, houve fortes chuvas e ventos nesta manhã. Em Harrisburg (Illinois), a cidade mais afetada, pelo menos seis pessoas morreram, duas delas menores, confirmou à Agência Efe um porta-voz do governo estadual, Mike Claffey, que destacou que a zona urbana desta cidade de 9.000 habitantes também sofreu graves danos materiais.

No Estado vizinho do Missouri, três outras pessoas morreram, que viviam em caravanas, nas zonas de Cassville e Búfalo, disse à Efe um porta-voz do escritório do governador do Estado.

Em Harrisburg, o prefeito classificou os efeitos na cidade de "absolutamente devastadores": um mínimo de 100 pessoas feridas na zona urbana, cerca de 300 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas e cerca de 25 estabelecimentos comerciais ficaram danificados, segundo dados do escritório da Administração local.

Tanto em Harrisburg como no restante do sul do Estado de Illinois, diversas linhas de energia foram afetadas, houve vazamentos de gás, várias ruas estão bloqueadas e as escolas estão fechadas.

A companhia energética Ameren Illinois informou que cerca de 12,3 mil clientes se encontram sem fornecimento de eletricidade.

No condado de Gallatin, cerca de Harrisburg, a polícia informou que a tempestade destruiu uma igreja na cidade de Ridgway, destaca o jornal "Chicago Tribune".

Atualmente, os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas.