Morre 1º presidente do Timor-Leste após independência
Francisco Xavier do Amaral, o primeiro presidente do Timor Leste independente após a retirada de Portugal, morreu nesta terça-feira (6) ao perder a batalha para o câncer, no dia seguinte após completar 75 anos.
A imprensa australiana informou que Amaral, que concorria às eleições presidenciais de 17 de março, morreu em um hospital de Dili.
Ele será lembrado entre os timorenses por ter ocupado a Presidência da República Democrática do Timor Leste durante os poucos dias de glória entre a retirada de Portugal e a invasão militar da Indonésia.
Em 28 de novembro de 1975, foi proclamado o novo Estado e Amaral assumiu o comando, mas em 7 de dezembro o Exército indonésio entrou no território e começou uma ocupação que se prolongou até 1999.
Timor-Leste não voltaria a conhecer a independência até 20 de maio de 2002, mas nesta ocasião Amaral ganhou nas urnas a Presidência do país de Xanana Gusmão, o chefe da resistência armada contra a ocupação que superou amplamente em popularidade e votos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.