Topo

Papa lamenta destruição de igrejas nos terremotos da Itália

Parte de igreja desaba em Mirandola após um terremoto atingir o norte da Itália no final de maio - Marco Vasini/AP
Parte de igreja desaba em Mirandola após um terremoto atingir o norte da Itália no final de maio Imagem: Marco Vasini/AP

Na Cidade do Vaticano

10/06/2012 07h58

O papa Bento 16 expressou neste domingo uma "afetuosa" lembrança por todos aqueles fiéis católicos que perderam suas igrejas nos terremotos que castigaram o norte da Itália nas últimas semanas e terão agora de celebrar a missa ao ar livre ou em barracas de lona.

Durante a missa dominical do Angelus na praça de São Pedro do Vaticano, o papa enfatizou a importância da eucaristia, sobretudo num domingo como este, justo após o Corpus Christi, celebrado no último dia 7 em muitos países cristãos.

"Nas igrejas, o lugar mais sagrado e próprio é aquele onde se custodia a eucaristia. Não posso, por isso, não pensar com comoção nas numerosas igrejas que foram gravemente danificadas pelo recente terremoto em Emília-Romanha (região italiana) e também no fato de o corpo eucarístico de Cristo, no sacrário, ter ficado em alguns casos debaixo de escombros", declarou o pontífice.

"Com afeto, rezo pelas comunidades que, com seus sacerdotes, devem se reunir para a missa ao ar livre ou em grandes lonas. Agradeço-lhes pelo testemunho e pelo que estão fazendo a favor de toda a população. É uma situação que faz destacar ainda mais a importância de estar unidos no nome do Senhor", acrescentou.