Topo

Terremoto deixa pelo menos 17 mortos e quatro desaparecidos na Itália, dizem autoridades

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 07h35Atualizada em 29/05/2012 15h25

Um terremoto de magnitude 5,8 na Escala Richter no norte da Itália matou pelo menos 15 pessoas e deixou dezenas de feridos e ao menos cinco desaparecidos, anunciaram as autoridades locais. O epicentro do tremor foi registrado às 9h locais (4h no horário de Brasília).

O tremor, que teve seu epicentro perto de Modena, espalhou pânico entre os milhares de pessoas que estão morando em tendas desde a semana passada, quando outro abalo sísmico atingiu a mesma região. Prédios foram danificados.

Policiais e integrantes da Cruz Vermelha afirmaram que há pessoas presas embaixo de escombros de casas e de um armazém na região de Emilia-Romagna.

Três pessoas morreram em San Felice de Panaro no desabamento de uma fábrica. Duas pessoas faleceram na cidade de Mirandola, uma em Concordia e outra em Finale, anunciou o capitão Salvatore Iannizzotto, da polícia de Modena.

Tremor assusta desabrigados

O corpo do pároco da cidade de Rovereto di Novi, que aparece entre a relação de vítimas, foi encontrado hoje, mas a polícia não sabe se ele morreu de ataque cardíaco ou diretamente pelo terremoto.

Ao comentar o terremoto, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou que a Itália vai "superar esse momento". 

Napolitano anunciou que "o presidente da região Emilia-Romagna [Vasco Errani] e o presidente do Conselho [premier Mario Monti] falarão com as populações em um comunicado pela televisão, [para garantir] um forte compromisso de assistência, de aproximação e de reconstrução".

Errani, por sua vez, afirmou que "tudo será reconstruído, como já foi dito por Monti, e a nossa região não será deixada sozinha".

O terremoto foi sentido no centro-norte da Itália, desde Bolzano, perto da fronteira com a Áustria, até Milão, passando por Bolonha e incluindo a Toscana, em Florença e Pisa, onde os prédios públicos foram esvaziados por precaução.

Segundo terremoto em nove dias atinge o norte da Itália

Segundo tremor com mortes

No domingo (20), outro terremoto registrado na mesma região deixou sete mortos e mais de 50 feridos. O primeiro tremor mais forte causou vários danos materiais, principalmente em edifícios históricos.

Esse abalo teve epicentro a 36 quilômetros de Bolonha, capital da região de Emilia-Romagna. O Ministério da Cultura informou que "os danos ao patrimônio cultural são importantes", principalmente em Ferrara.

Nesta cidade, cujo centro histórico é considerado patrimônio mundial da humanidade, o terremoto atingiu o Castelo de Este, construído em 1385, e uma praça, a Savonarole. O Pátio Ercole, um dos mais importantes elementos arquitetônicos da Bolsa do Comércio, do século 18, desabou. (Com agências internacionais)