Topo

Terremoto de magnitude 5.9 abala cidades no norte da Itália e deixa 6 mortos

Do UOL, em São Paulo

20/05/2012 00h01Atualizada em 20/05/2012 06h28

Um terremoto de magnitude 5.9 abalou o norte da Itália na madrugada deste domingo. Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após o tremor, além da destruição de fábricas e monumentos históricos na região de Ferrara.

Após a réplica de magnitude 4.9 na escala Richter que sacudiu o norte da província de Modena uma hora depois do terremoto de magnitude 5.9 sentido em todo o nordeste da Itália, aconteceram desmoronamentos de algumas fábricas em Bondeno.

Segundo Demetro Egli, responsável de Defesa Civil da região e dos bombeiros, que já estão trabalhando na região, há pessoas presas.

Também a igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena, veio abaixo após o terremoto, assegura Defesa Civil. Na localidade de Mirandola, província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informa a Defesa Civil.

Segundo o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS), o hipocentro do tremor foi registrado a 10 km de profundidade. O terremoto também foi sentido em Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia.

Em várias cidades, segundo informa a imprensa local, muitas pessoas saíram para as ruas em pânico ao sentir o tremor, que durou cerca de 20 segundos.

Os italianos reviveram o terremoto de Abruzos (centro da Itália) que no dia 6 de abril de 2009 teve uma magnitude de 5,8 graus na escala Richter, provocou a morte de 308 pessoas, 1.600 feridos e milhares de deslocados, devastando povoados da região e o centro histórico da cidade de Áquila.  Em janeiro, um tremor de magnitude 5.3 abalou Gênova, Bolonha, Turim e Milão. (Com agências internacionais)