Topo

"Isaac" para perto de Nova Orleans e provoca inundações

29/08/2012 12h14

Miami (EUA), 29 ago (EFE).- O furacão "Isaac" praticamente se deteve ao sudeste de Nova Orleans (Louisiana) e continua provocando intensas chuvas que devem persistir durante o dia todo, o que ameaça provocar ainda mais inundações em todo a área, onde nesta quarta-feira se completam sete anos da passagem do devastador "Katrina".

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos detalhou hoje em seu boletim das 10h (de Brasília) que o centro deste furacão de categoria 1 se encontrava em 29,5 graus de latitude norte e 90,5 de longitude sul, cerca de 20 quilômetros ao sudeste de Houma (Louisiana) e cerca de 70 quilômetros ao sul-sudeste de Nova Orleans.

"'Isaac'" permaneceu estacionário durante a última hora, mas espera-se que avance rumo ao noroeste" (310 graus) durante esta manhã a cerca de 9 km/h, disse o NHC, o que quer dizer que seu centro poderia esquivar Nova Orleans, para adentrar mais ao oeste pelo estado da Louisiana.

Com ventos máximos sustentados de 130 km/h, previsivelmente girará depois rumo ao norte, com o que poderia entrar no sul do estado de Arkansas por volta de sexta-feira.

O lento deslocamento de "Isaac" faz prever que seu centro ainda demorará horas até chegar perto de Baton Rouge, capital da Louisiana, ao mesmo tempo em que seu amplo diâmetro contribui para que os efeitos se notem em uma área muito ampla.

A Agência Federal para a Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema) pediu à população afetada através de sua conta de Twitter que "informem seus amigos e parentes que estão bem através de mensagens de texto ou atualizando as redes sociais", e que limitem as chamadas de telefone celular para os casos de emergência.

Billy Nungesser, governador de Plaquemines, distrito para o qual havia sido emitida uma ordem de evacuação, detalhou em entrevista à "CNN" que o nível de água se elevou até quatro metros em alguns lugares que não ficaram inundados com a passagem de "Katrina", e assegurou que sua casa tinha sofrido mais danos com a passagem deste furacão que com aquele.

Nungesser acrescentou que três pessoas foram resgatadas das inundações, inclusive uma mulher que se encontrava sobre o telhado de uma casa.

A companhia elétrica Entergy informou em seu site que hoje havia mais de 409 mil clientes sem luz na Louisiana e advertiu que é possível que essa quantidade aumente à medida que "Isaac" avança pelo interior do estado.