Topo

Morre aos 122 anos homem considerado o mais velho da Rússia

O homem considerado o mais velho da Rússia morreu aos 122 anos de idade - Reprodução/The Moscow Times
O homem considerado o mais velho da Rússia morreu aos 122 anos de idade Imagem: Reprodução/The Moscow Times

Em Moscou

11/09/2012 08h02

O homem considerado o mais velho da Rússia morreu na noite de segunda-feira (10) aos 122 anos de idade, informa nesta terça (11) a imprensa do país.

"Ontem à noite faleceu Magomed Labazanov, que vivia na cidade de Staraya Serebriakovka, no distrito de Kizliar", afirmou um porta-voz da prefeitura local, citado pela agência oficial "RIA Novosti".

A fonte acrescentou que Labazanov comemorou seu último aniversário no dia 1º de maio. Entretanto, ele não foi oficialmente registrado como o homem mais velho, já que, embora em seu passaporte conste 1890 como seu ano de nascimento, esta informação não é confirmada por uma certidão de nascimento.

Segundo os dados oficiais, divulgados pela agência "Interfax", Labazanov nasceu em 1890 na cidade de Gadari, na região da atual república do Daguestão, que naquela época integrava o Império Russo.

Ele viveu por muitos anos na vizinha Chechênia, de onde foi deportado em 1944 à então república soviética do Cazaquistão durante a época da chamada deportação stalinista.

Vários moradores da região do Cáucaso foram acusados na época de colaborar com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e por isso eram transferidos em trens de transporte de gado à Sibéria e áreas desérticas da Ásia Central.

Após ser reabilitado, Labazanov retornou à Chechênia e posteriormente se mudou para o distrito de Kizliar, no Daguestão.

A região do Cáucaso tem fama na Rússia pela longevidade de muitos de seus habitantes, o que se atribui ao ar puro, ao estilo de vida ativo e a suas tradições milenárias.