Topo

Papa deixa a Albânia após reforçar importância do diálogo inter-religioso

21/09/2012 01h17

Tirana (Albânia), 21 set (EFE).- O papa Francisco deixou neste domingo a Albânia depois de uma breve visita de 11 horas, na qual pediu maior tolerância entre as religiões e louvou o modelo albanês como exemplo de convivência pacífica entre várias confissões.

O pontífice decolou às 19h45 locais (14h45 de Brasília) do aeroporto internacional Madre Teresa de Tirana, após um dia cheio de compromissos em sua quarta viagem internacional, a primeira para um país europeu fora da Itália.

Em seus discursos, o papa enalteceu os mártires assassinados durante o comunismo na Albânia e destacou a capacidade das diferentes comunidades religiosas locais para o convívio pacífico em um mesmo território há vários séculos.

Esse foi um dos principais motivos que levou o pontífice ao pequeno país balcânico de 2,8 milhões de habitantes, onde a maioria muçulmana (quase 60%) mantém estreitos laços com a minoria cristã (10% católicos e 7% ortodoxos).

Francisco também aproveitou sua estadia na Albânia, um dos países mais pobres da Europa, para condenar toda forma de terrorismo que é cometido em nome da fé e chamar a atenção para a luta contra a miséria.