Topo

Morre aos 94 anos Pedro Ramírez Vázquez, arquiteto do Estádio Azteca

16/04/2013 23h27

Cidade do México, 16 abr (EFE).- O mexicano Pedro Ramírez Vázquez, um dos arquitetos mais emblemáticos do México, criador do Estádio Azteca e da nova Basílica de Guadalupe, morreu nesta terça-feira aos 94 anos, informou o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta).

O órgão disse em comunicado que Ramírez Vázquez, a quem qualificou como o "arquiteto e urbanista mexicano mais prolífico e influente na vida nacional do século XX", morreu por causa de uma pneumonia no mesmo dia em que completou 94 anos.

O presidente do Conaculta, Rafael Tovar, qualificou Pedro Ramírez como "um dos grandes" da cultura mexicana.

Ramírez Vázquez nasceu na Cidade do México em 16 de abril de 1919, estudou arquitetura na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e foi o primeiro reitor da Universidade Autônoma Metropolitana.

O Conaculta destacou que Ramírez Vázquez foi o arquiteto e urbanista mais prolífico e influente do México, embora a obra mais significativa para ele tenha sido o desenho e construção de um modelo de escola rural pré-fabricada que "se instaurou no México e em várias partes do mundo".

Entre as obras arquitetônicas que lhe deram fama internacional se destaca o Museu Nacional de Antropologia, "por várias décadas considerado o mais vanguardista do mundo", segundo o órgão mexicano.

Além disso, o Conaculta enumerou a contribuição do arquiteto para a paisagem da Cidade do México com obras como a Torre de Tlatelolco, o Estádio Azteca, a nova Basílica de Guadalupe, o Museu de Arte Moderna e a Torre de Mexicana de Aviação.

Ramírez Vázquez também foi responsável por obras no exterior como a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica de São Pedro, no Vaticano; o Museu das Culturas Negras em Dacar, no Senegal, e o conjunto de edifícios governamentais para Dodoma, a nova capital da Tanzânia.

Ramírez Vázquez liderou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Cidade do México-1968. Foi secretário de Assentamentos Humanos e Obras Públicas, presidente do Colégio de Arquitetos do México e da Sociedade de Arquitetos Mexicanos e vice-presidente da União Internacional de Arquitetos.

Entre as honrarias que recebeu estão o Prêmio Nacional de Ciências e Artes, o reconhecimento do Colégio de Arquitetos do México e a grande Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura da França.