Topo

Legisladores dos EUA convidam papa para discursar no Congresso

14/03/2014 01h36

Washington, 13 mar (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, e a líder da minoria democrata nessa casa do legislativo, Nancy Pelosi, convidaram nesta quinta-feira o papa Francisco a fazer um discurso no Congresso americano.

Através de comunicados, os dois líderes ofereceram ao primeiro pontífice do continente americano a possibilidade de pronunciar algumas palavras aos legisladores quando estiver nos Estados Unidos, um discurso que, se acontecer, será o primeiro discurso de um papa no Congresso dos EUA.

"Com reverência e admiração, convidei o papa Francisco, como chefe de Estado da Santa Sé e primeiro papa natural das Américas, a oferecer um discurso em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos", garantiu Boehner, quando hoje completa o primeiro aniversário da escolha de Francisco como pontífice.

Nancy Pelosi, a quem Boehner não mencionou em seu comunicado, também fez o convite em uma declaração própria.

Se Francisco aceitar, será o primeiro pontífice a falar no Congresso dos Estados Unidos, um país que tem pouco mais de 77 milhões de católicos, aproximadamente um quarto da população.

A ocasião para o discurso papal poderia ser em 2015, quando será realizado na Filadélfia (EUA) o Encontro Mundial das Famílias.

A última visita de um papa aos Estados Unidos aconteceu em abril de 2008, quando Bento XVI - hoje papa Emérito - esteve em Washington e Nova York e foi recebido pelo então presidente americano, George W. Bush.

A reunião entre o Bento XVI e Bush foi a 25ª entre um pontífice e um presidente dos Estados Unidos e aconteceu quase nove décadas depois da primeira, em 1919, quando o papa Bento XV se encontrou com o presidente Woodrow Wilson.

O próximo encontro, o 26º, está previsto para o próximo dia 27 de março, quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará o Vaticano e se reunirá com o papa Francisco.