Topo

Avião desaparecido desceu aos 5 mil pés para evitar radares comerciais

17/03/2014 02h10

O avião desaparecido no último dia 8 com 239 pessoas a bordo desceu até os cinco mil pés (cerca de 1.500 m) de altitude para evitar ser detectado pelos radares comerciais, publicou nesta segunda-feira (17) o jornal cingapuriano "New Straits Times".

  • 23242
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/03/11/o-que-voce-acha-que-aconteceu-com-o-aviao-desaparecido-na-malasia.js

A análise dos dados do Boeing 777-200 da Malaysia Airlines revelou que a aeronave baixou 1.500 metros para desaparecer do mapa dos radares, enquanto mudava de rumo com destino a um paradeiro desconhecido.

Os investigadores indicaram que este "mascaramento" serviu para o avião sobrevoar a baía de Bengala e se dirigir ao norte terra adentro.

"A pessoa no comando do avião tem um sólido conhecimento de navegação e radares, deixou uma pista limpa", declarou um funcionário que preferiu não ser identificado ao "New Straits Times".

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar cerca de 40 minutos após decolar, embora se acredite que pode ter voado por várias horas e sobre pelo menos dois países além da Malásia sem ser detectado, explicaram os especialistas ao jornal.

As autoridades malasianas pediram a uma série de países, a maioria do sul e do centro da Ásia, que se incorporem à busca do avião da Malaysia Airlines depois de as investigações confirmarem que o aparelho mudou de rota deliberadamente para oeste.

As suspeitas para o desaparecimento do avião são: sequestro, terrorismo e problemas psicológicos ou pessoais de alguém no interior do avião.

Playlist com vídeos relacionados ao acidente

Estes novos dados abriram no fim de semana duas zonas de investigação: uma faixa que vai do norte da Tailândia até Cazaquistão e Turcomenistão, e outro corredor que parte da Indonésia e adentra no sul do oceano Índico, a oeste da Austrália.

O avião transportava 239 pessoas, entre 227 passageiros e uma tripulação de 12 malasianos.

A polícia revistou a casa do comandante do voo, Zaharie Ahmad Shah, 53,, que construiu seu próprio simulador de voo, e que ainda não foi formalmente implicado no suposto sequestro.