Topo

Mulher é assassinada pelos irmãos por se casar sem permissão no Paquistão

27/05/2014 03h46

Uma jovem paquistanesa morreu assassinada a tijoladas nesta terça-feira (27) por três de seus irmãos na frente de um tribunal da cidade de Lahore, no leste do Paquistão, por ter se casado sem permissão familiar, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O crime aconteceu por volta das 8h (locais, 0h em Brasília) quando a vítima se dirigia ao tribunal para assistir como público a uma audiência, quando três de seus irmãos se aproximaram e começaram a atirar tijolos nela.

"Alguns atingiram a cabeça e causaram ferimentos mortais", explicou um agente da polícia local. Ela foi levada para um hospital próximo, mas não resistiu.

Os três agressores conseguiram fugir, e a polícia ainda não registrou nenhuma denúncia pelo homicídio.

Segundo as autoridades, a vítima decidiu há um ano se casar contra o desejo da família com um homem de sua própria escolha, e o casal teve que fugir de sua cidade natal de Jaranwala, cem quilômetros ao sul de Lahore.

Os chamados "crimes de honra" são muito frequentes no Sul da Ásia e costumam envolver os homens de uma família que venha a considerar uma afronta que transgride a conservadora moral familiar das sociedades locais.

No Paquistão, estes assassinatos custam diariamente a vida de duas a três mulheres em um gotejamento que passa quase despercebido pela população, mas que, segundo a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP), somou ano passado 869 vítimas mortais, embora a entidade alerte que muitos casos ficam sem denúncia.

"Estes crimes persistem pela impunidade que os assassinos têm", indicou um recente relatório da HRCP, que denuncia que a tradição islâmica de permitir a absolvição do criminoso se ele for perdoado pela família da vítima favorece os agressores.