Topo

Agência aérea dos EUA advertiu em abril para riscos de voos perto da Crimeia

Em Washington

17/07/2014 16h32

A FAA (Administração Federal de Aviação) dos Estados Unidos advertiu em abril sobre os riscos de voar em uma zona próxima ao local onde o avião comercial da Malaysia Airlines caiu nesta quinta-feira (17), e que teria sido derrubado, no leste da Ucrânia.


"Devido ao potencial de conflitos nas instruções no controle de tráfego aéreo entre as autoridades da Ucrânia e da Rússia, e com identificações equivocadas de aviões civis, as operações aéreas americanas ficam proibidas de atuar sobre Crimeia, Mar Negro e Mar de Azov", indicou a FAA em abril.

O anúncio da agência federal dos EUA aconteceu depois de a Rússia declarar a anexação da península da Crimeia, começo de um conflito que dura já meses.

O Boeing-777 de Malaysia Airlines, que cobria a rota Amsterdã-Kuala Lumpur, caiu na região oriental de Donetsk, cenário dos mais acirrados combates entre as forças governo da Ucrânia e os rebeldes pró-russos.

Embora a região marcada pela FAA esteja mais ao sul da área restringida, o local onde os destroços da aeronave foram encontrados está a apenas 200 quilômetros ao nordeste do marcado pela FAA do limite norte do Mar de Azov.

Por enquanto, não foi confirmada a informação de que avião malaio, que levava 295 pessoas a bordo, tenha sido derrubado por um míssil, como acusou o Ministério do Interior ucraniano.