Topo

Terremoto no sul do Peru deixa pelo menos 8 mortos e 6 feridos

Equipe de saúde remove corpo de vítima do terremoto que atingiu a província Paruro, na região de Cusco, no sul do Peru. Pelo menos oito pessoas morreram - Xinhua
Equipe de saúde remove corpo de vítima do terremoto que atingiu a província Paruro, na região de Cusco, no sul do Peru. Pelo menos oito pessoas morreram Imagem: Xinhua

Em Lima (Peru)

28/09/2014 12h40

Pelo menos oito pessoas morreram, quatro delas menores de idade, e outras seis ficaram feridas após um terremoto de magnitude de 5,1 na escala Richter atingir a província de Paruro, na região de Cuzco, no sul do Peru, informaram neste domingo (28) fontes oficiais.

O movimento registrado na noite de sábado teve seu epicentro a 7 quilômetros da cidade de Paruro e destruiu 90% dos imóveis no povoado rural de Misca, segundo reportou hoje Alfredo Murgueytio, chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci).

"Temos informações sobre oito mortes, entre as quais quatro menores de idade, e seis pessoas feridas, sendo que duas foram levadas à cidade de Cuzco e quatro permanecem em Paruro", disse Murgueytio, que viajou até a cidade afetada.

O chefe do Indeci afirmou que, além das casas destruídas, em Misca uma estrada também foi afetada, por isso o governo regional coordena ações para abrir a passagem do trecho.

O responsável do Indeci de Cuzco, Carlos Castro, disse à agência oficial "Andina" que a pouca profundidade do movimento sísmico, de apenas 8 quilômetros, ocasionou os graves danos, apesar de não ser de grande magnitude.

No local já estão a polícia, bombeiros voluntários e representantes do Ministério da Saúde, que realizam os trabalhos de resgate e de ajuda aos afetados.

Após a confirmação da informação, a primeira-ministra do Peru, Ana Jara, afirmou que o governo está "monitorando" as informações sobre o terremoto e anunciou que as autoridades viajarão à zona afetada.

O "governo segue monitorando o que ocorre em Paruro e viajará para o local em breve", disse em mensagem em sua conta na rede social Twitter.