Topo

Atentado suicida em Cabul deixa 3 militares afegãos mortos

02/10/2014 02h30

Nova Délhi, 2 out (EFE).- Pelo menos três soldados morreram e oito ficaram feridos nesta quinta-feira em um ataque suicida contra um veículo militar em Cabul, capital do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

O ataque ocorreu às 6h40 (locais) no distrito de Darul Aman, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, o general Zahir Azimi, segundo a agência afegã "AIP".

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque. "Um mártir detonou seu colete com bombas dentro de um ônibus militar em Cabul", afirmou um porta-voz dos insurgentes no Twitter.

Este é o terceiro ataque suicida ocorrido na capital desde a posse do novo presidente do Afeganistão, Ashraf Gani, na segunda-feira, e a assinatura do Acordo de Segurança entre o país asiático e os Estados Unidos, na terça-feira.

O pacto prevê a presença no país de 9.800 soldados americanos até o final de 2015, número que se reduzirá progressivamente até o mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticas até 2016.

Sete soldados afegãos morreram e 15 ficaram feridos ontem em um atentado suicida contra veículos militares em Cabul. Na quarta-feira, um ataque similar não causou vítimas nos arredores da capital.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, o que na prática acaba deixando muitas vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos pós no ano passado as forças locais assumirem a responsabilidade pela segurança do país depois da retirada paulatina da Isaf (Força Internacional de Assistência para Segurança), que se encerrará definitivamente no final de 2014.