Topo

Vestido de Marilyn Monroe protagoniza leilão dedicado ao pop

25/11/2014 14h52

Londres, 25 nov (EFE).- O vestido que a atriz Marilyn Monroe usou durante uma sessão de fotos nos anos 50 é o principal atrativo do próximo leilão da casa Christie's, intitulado "Pop Culture, que acontecerá em Londres em 16 de dezembro.

Na sede de Christie's no exclusivo bairro londrino de South Kensington, o vestido sairá à venda por um preço estimado de 500 mil libras (R$ 2 milhões).

Monroe posou para o fotógrafo americano Richard Avedon com esse vestido, inspirado na peça usada pela atriz Theda Bara ao interpretar Cleópatra em um filme de 1917.

A imagem foi publicada em 22 de dezembro de 1958 na revista americana "Life".

O leilão também terá outras peças de colecionador como um protótipo da guitarra elétrica "Gretsch Irish Falcon", do cantor Bono, assinada pelos quatro integrantes do U2, cujo valor poderia rondar as 180 mil libras.

A guitarra foi utilizada pela banda para a tour de 2001, "Elevation", e desde então se tornou um dos instrumentos prediletos de Bono. Ela foi doada para arrecadar fundos para a fundação "MusiCares".

Outro dos objetos que será leiloado é o chapéu pintado à mão do grupo americano "Grateful Dead" usado pelo vocalista Jerry Garcia, além de uma pintura feita por Bob Dylan que mostra um retrato íntimo de sua mulher em 1968.

Na seção de roupas também há uma jaqueta de couro preta do filme "Terminator 2", feita sob medida para o ator Arnold Schwarzenegger. A pela tem a inscrição "Arnold" no pescoço e tem vários buracos de bala já que se corresponde com uma cena na qual se produz um tiroteio.

Em um leilão sobre a "cultura pop" não podia faltar o rei do gênero. Michael Jackson estará representado por uma cópia do álbum "Thriller", de 1982, autografada.

Do mundo do cinema, serão leiloados os roteiros usados nas filmagens de "O Poderoso Chefão"(1972) e "E o vento levou" (1956). EFE

abr/cd

(foto)