Topo

Juiz indicia 4 pessoas por envolvimento na morte da Miss Honduras

Mãe chora durante velório das filhas em Honduras, Sofia e Maria José - Orlando Sierra/AFP
Mãe chora durante velório das filhas em Honduras, Sofia e Maria José Imagem: Orlando Sierra/AFP

Em Tegucigalpa (Honduras)

26/11/2014 22h18

Um juiz hondurenho ordenou nesta quarta-feira o indiciamento de quatro pessoas envolvidas no assassinato da Miss Honduras Mundo 2014, María José Alvarado, e sua irmã Sofia Trinidad.

A medida foi ditada contra Plutarco Ruiz, namorado de Sofia; Aris Maldonado Mejía, Ventura Díaz e sua esposa, Elizabeth Alvarado, detidos desde a semana passada por ordem de um juizado hondurenho, afirmou a jornalistas o porta-voz da procuradoria em San Pedro Sula, Elvis Guzmán.

Ruiz enfrentará julgamento por "delito de feminicídio", enquanto Maldonado Mejía, Díaz e sua esposa responderão pelo mesmo crime, mas "em grau de cumplicidade", explicou Guzmán.

A data de início do julgamento não foi informada oficialmente.

Guzmán indicou que o juiz decidiu prender Ruiz no Primeiro Batalhão de Infantaria no departamento de Cortés, enquanto os outros três acusados foram transferidos ao centro penal de San Pedro Sula.

O porta-voz da procuradoria destacou ainda que na audiência realizada nesta quarta-feira o Ministério Público apresentou "todos os elementos recopilados na investigação e que não deixaram nenhuma dúvida da participação de cada um dos acusados" no crime das irmãs Alvarado.

Ruiz é apontado como "o autor intelectual" do duplo crime e poderia ser condenado a até 80 anos de prisão se for considerado culpado, acrescentou Guzmán.

Os corpos das irmãs Alvarado foram encontrados no dia 19 de novembro, seis dias após seu desaparecimento, e desde então as suspeitas recaíram sobre Ruiz, que alega ser inocente.

As irmãs tinham viajado no dia 13 de novembro à festa de aniversário de Ruiz, em um balneário na cidade de Santa Bárbara, onde foram assassinadas, segundo a versão policial.