Topo

Exército do Paquistão mata 57 talibãs em ataques após massacre em escola

Em Islamabad

17/12/2014 18h22

Pelo menos 57 insurgentes morreram em cerca de 20 ataques aéreos lançados pelo Exército do Paquistão contra os talibãs na mesma província onde 132 crianças foram mortas durante um brutal ataque a uma escola nesta terça (16), informou hoje uma fonte militar.

A operação militar na província noroeste de Khyber-Pakhtunkhwa começou após o massacre ontem em um colégio da capital, Peshawar, disse o porta-voz do Exército paquistanês, general Asim Bajwa, pelo Twitter.

Os bombardeios, explicou, incluíram "alvos dinâmicos", em referência a ataques rápidos em pontos selecionados enquanto a operação se desenvolve, sem grande antecedência no planejamento.

O Exército paquistanês lançou em meados de outubro uma ofensiva para acabar com os terroristas que se escondem em Khyber, dentro da denominada operação "Zarb-e Azb" (Afiado e cortante) que começou em 15 junho na região nortista do Waziristão do Norte.

Khyber e as vizinhas áreas tribais na fronteira com o Afeganistão são refúgio habitual de redes jihadistas, membros da Al Qaeda e facções talibãs tanto paquistanesas como afegãs.

O ataque a um colégio administrado por militares em Peshawar, que deixou 151 mortos --132 estudantes, 12 funcionários do centro e os sete suicidas-- e 131 feridos, foi reivindicado pelo principal grupo talibã paquistanês, o TTP (Tehrik-e-Taliban Pakistan).

O TTP justificou o massacre assegurando que para o Exército suas famílias "são alvos" das operações lançadas no Waziristão do Norte e no Khyber, em que já morreram mais de 1.100 insurgentes.