Topo

EUA treinarão rebeldes sírios com mil soldados de combate e apoio

17/01/2015 07h44

Washington, 16 jan (EFE).- Os Estados Unidos treinarão a oposição moderada síria com mil efetivos entre soldados e equipes de apoio, informou nesta sexta-feira o porta-voz do Departamento de Defesa, contra-almirante John Kirby.

O desdobramento deste grupo pode começar nas próximas quatro ou seis semanas para que a missão comece na primavera (do hemisfério norte), explicou Kirby.

A operação vai acontecer na Arábia Saudita, na Turquia e no Catar, países que ofereceram apoio aos Estados Unidos para receber campos de treinamento da oposição moderada, muito debilitada e fragmentada após mais três anos de guerra contra o regime do líder sírio Bashar al Assad.

Os 400 soldados serão acompanhados de outros 600 militares que atuarão no apoio logístico e de comunicações.

O plano dos Estados Unidos é treinar cinco mil rebeldes sírios, manter sua campanha de bombardeios aéreos conjuntos contra o Estado Islâmico (EI) e treinar as Forças Armadas iraquianas para pressionar os extremistas, que ocupam zonas na Síria e no Iraque, em duas frentes.

Os Estados Unidos já enviaram 2.140 militares ao Iraque para treinar as Forças Armadas desse país, a maior parte dos três mil soldados que foram autorizados pela Casa Branca.