Topo

Aumenta para 25 número de mortos no Tibete por terremoto que afetou o Nepal

27/04/2015 11h56

Pequim, 27 abr (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram e 117 ficaram feridas na região do Tibete pelo terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal no sábado e as réplicas sentidas em dias posteriores nessa zona, segundo os últimos números proporcionados nesta segunda-feira pelo governo chinês.

O grave terremoto, que deixou cerca de quatro mil mortos no Nepal e milhares de feridos, afetou especialmente a cidade de Xigaze no Tibete, limítrofe com o país vizinho, onde foram realocadas 24,8 mil pessoas, segundo os dados proporcionados pelo centro de emergências regional à agência oficial "Xinhua".

Cerca de 1,2 mil edifícios vieram abaixo no Tibete, epicentro de várias réplicas do terremoto nepalês, e quase 10 mil ficaram danificadas, além de 54 templos tibetanos.

As equipes de resgate estão tendo dificuldades para chegar a algumas zonas por causa da neve e da chuva, além da interrupção de estradas provocada pelos deslizamentos de terra e avalanches.

O Centro Meteorológico da China disse hoje que o tempo adverso continuará amanhã no Tibete, onde também haverá fortes ventos que complicarão ainda mais os trabalhos de resgate.

Em alguns povoados de Xigaze mais afetados até 95% das casas desabaram e há zonas onde a ajuda está ainda por chegar.

O governo chinês decidiu cancelar as escaladas no Everest pela vertente norte (no Tibete), de onde desceram cerca de 400 montanhistas até lugares seguros depois do terremoto no Nepal que provocou grandes avalanches na montanha mais alta do mundo.