Topo

Fortes chuvas no Paquistão deixam 50 mortos e 200 feridos

A Majeed/AFP
Imagem: A Majeed/AFP

Em Islamabad

27/04/2015 05h24

Pelo menos 50 pessoas morreram e 200 ficaram feridas em consequência das fortes chuvas e dos fortes ventos que assolaram o noroeste do Paquistão, informou nesta segunda-feira (27) à Agência Efe uma fonte oficial.

As chuvas e o vento sacudiram as localidades de Peshawar, Charsadda e Nowshera na província de Khyber Pakhtunkhwa, ontem à tarde, disse o porta-voz do centro de resgate provincial, Bilal Ahmed Faizi.

O porta-voz disse que a metade das 50 vítimas são mulheres.

As fortes chuvas provocaram a queda de árvores, o desabamento de casas e muros e danos nas linhas elétricas, causando blecautes ao longo da noite.

O Exército posicionou soldados nas zonas afetadas para realizar trabalhos de emergência, informou o porta-voz militar, Asim Bajwa, em sua conta no Twitter.

O serviço meteorológico paquistanês previu novas chuvas nas próximas 48 horas.

As inundações são frequentes no sudeste asiático na época de mais intensidade das chuvas de monção entre julho e agosto.

As piores inundações da história paquistanesa ocorreram em 2010, após uma monção extraordinariamente chuvosa, que se uniu a um degelo de verão também especialmente abundante.

O grande aumento do volume dos rios alagou boa parte do Paquistão, causando 2.000 mortos e mais de 20 milhões de desabrigados.