Topo

Sobe para 28 o número de mortos após atropelamento em massa no México

31/07/2015 22h02

Cidade do México, 31 jul (EFE).- O número de vítimas fatais do atropelamento de um grupo de peregrinos por um caminhão de carga no estado de Zacatecas, no México, subiu para 28 nesta sexta-feira, segundo informaram autoridades locais.

Vicente Pérez, prefeito de Mazapil, cidade onde aconteceu a tragédia, informou à "Radio Fórmula" que o saldo de mortos aumentou para 28 e que, dos 31 feridos que permanecem hospitalizados, 10 se encontram em estado grave.

O acidente ocorreu nesta quarta-feira quando cerca de 300 pessoas se dirigiam em peregrinação rumo a um templo no centro da cidade mineradora de Mazapil, em Zacatecas, como parte das festas em honra a Jesus de Nazaré.

A procuradora de Justiça de Zacatecas, Leticia Soto, declarou na quinta-feira que o acidente foi provocado por uma "falha mecânica", de acordo com as primeiras perícias realizadas.

Aparentemente o caminhão ficou sem freios e arrastou uma caminhonete que estava em seu caminho, mas devido à grande velocidade atropelou também os que se encontravam no final da fila de peregrinos procedentes de vários estados.

O motorista conseguiu saltar do caminhão, que chegou até a parte final da peregrinação, quando ainda se encontrava em movimento.

Até o momento se desconhece o paradeiro do motorista, acrescentou hoje o prefeito.

Pérez disse nesta quinta-feira à Agência Efe que a administração municipal assumirá as despesas funerárias das vítimas e oferecerá todo o apoio às famílias afetadas, enquanto o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, expressou suas "mais sentidas" condolências aos familiares.