Topo

Chega a Paris fragmento de avião encontrado no litoral da ilha da Reunião

01/08/2015 02h04

Paris, 1 ago (EFE).- O fragmento de avião encontrado esta semana na ilha francesa de Reunião chegou neste sábado à França, onde vai ser analisado para ver se pertence ao Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido sem rastro há mais de um ano com 239 pessoas a bordo.

O avião que o transportou desde essa ilha francesa de ultramar decolou ontem à noite e segundo Aeroportos de Paris (ADP) aterrissou por volta das 6h20 (horário local, 1h20 em Brasília) no aeroporto parisiense de Orly, de onde vai ser levado para Toulouse.

Nos arredores dessa cidade do sul da França se encontra o laboratório onde vai a ser examinado, o DGA TA, vinculado ao Ministério da Defesa e especializado em investigações técnicas sobre acidentes de aviões.

A Promotoria de Paris anunciou na sexta-feira que a perícia do fragmento de avião começará na próxima quarta-feira, precedido na segunda-feira de uma reunião de trabalho a portas fechadas entre o juiz de instrução francês e representantes das autoridades da Malásia.

O governo desse país confirmou que o pedaço de asa achado nessa remota ilha do Índico pertence a um Boeing 777, similar ao da Malaysia Airlines, enquanto o da Austrália, encarregado também da investigação internacional, advertiu da dificuldade de localizar o resto do aparelho.

O fabricante aeronáutico americano Boeing anunciou o envio de uma equipe técnica para a França para que "ajude" na perícia do fragmento de avião.

A Boeing, fabricante da aeronave desaparecida, do modelo 777, garantiu que continua "comprometida" com a investigação e procura do avião da Malaysia Airlines.