Topo

Caças turcos participam pela 1ª vez em ofensiva da coalizão contra o EI

29/08/2015 11h30

Istambul, 29 ago (EFE).- Aviões turcos participaram na sexta-feira pela primeira vez em uma operação da coalizão internacional contra alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria, informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores do país.

"Desde ontem, nossos aviões começaram a realizar, junto com as aeronaves da coalizão, operações aéreas conjuntas contra alvos do EI na Síria que representam uma ameaça à segurança de nosso país", diz o ministério em comunicado.

Os acordos técnicos com os Estados Unidos, que lidera a coalizão, para possibilitar esse tipo de operação conjunta foram assinados na última segunda-feira, acrescenta a nota.

A decisão política de ampliar a colaboração da Turquia com os Estados Unidos e na coalizão internacional que luta contra o EI tinha sido tomada no dia 24 de julho.

Na data, o governo turco anunciou que abriria suas bases aéreas aos aviões americanos para realizar operações contra os jihadistas e explicou que as aeronaves do país também participariam da ofensiva.

No dia 24 de julho, aviões de combate turcos atacaram alvos do EI na Síria, mas não como parte de uma operação da coalizão.

O bombardeio foi uma resposta a um atentado na cidade de Suruç, na fronteira com a Síria, na qual um suicida do EI matou 30 simpatizantes da esquerda curda.

O comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores não especifica que tipo de operação que contou com a participação dos caças turcos nem quais alvos foram atacados.