Topo

Tailândia anuncia detenção de outro suspeito do atentado de Bancoc

01/09/2015 08h30

(Atualiza com mais dados apresentados pelas autoridades)

Bangcoc, 1 set (EFE).- As autoridades da Tailândia anunciaram nesta terça-feira a detenção de um segundo suspeito estrangeiro do atentado que em 17 de agosto deixou 20 mortos em Bancoc.

O porta-voz da polícia, Prawut Thavornsiri, informou em entrevista coletiva televisionada que o detido não é tailandês e foi preso quando tentava atravessar ilegalmente a fronteira com o Camboja através da província de Sa Kaeo, no leste do país.

Prawut qualificou o detido de um "suspeito importante" do ataque, mas não precisou sua identidade e nem nacionalidade.

O porta-voz disse que o detido está sendo interrogado em inglês e seu aspecto é "similar" ao do retrato-falado do suposto autor do atentado cuja imagem foi recolhida pelas câmaras de segurança no templo hindu onde ocorreu o ataque.

As imagens mostram como um homem com camiseta amarela deixa uma mochila com o suposto explosivo no templo hindu de Erawan, em pleno centro comercial da capital, antes da deflagração.

Prawut anunciou que as autoridades lançaram nos últimos dois dias ordens de detenção contra cinco pessoas, incluídos uma mulher tailandesa e um turco.

O detido em Sa Kaeo, que ao ser preso usava óculos de sol, boné escuro e uma jaqueta, foi escoltado por soldados perto da fronteira antes de ser levado à capital, segundo as imagens divulgadas em diversos canais de televisão tailandeses.

Trata-se do segundo suspeito de participar do atentado que as autoridades detêm depois que um suposto primeiro envolvido, além disso estrangeiro embora também não tenha sido divulgada sua identidade e nem nacionalidade, foi detido no sábado em Bangcoc.

Segundo as autoridades, o ataque de há duas semanas, que também deixou mais 120 feridos e não foi reivindicado, é o pior ato terrorista ocorrido na Tailândia.