Topo

Polícia prende jovem mexicano que dizia ser traficante no Facebook

06/10/2015 22h37

Cidade do México, 6 out (EFE).- Um mexicano foi detido em um presídio de segurança máxima após fazer-se passar por membro de um perigoso cartel de narcotraficantes através do Facebook, onde publicava fotografias e mensagens ameaçadoras.

O jovem dizia se chamar "El M Juarez" e ser comandante do Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), um dos grupos narcotraficantes mais poderosos e violentos nos últimos tempos.

Sua diversão era publicar para seus mais de 2.000 amigos mensagens e fotografias com os quais fazia apologia à violência, segundo explicaram à Agência Efe fontes da procuradoria do estado de Jalisco.

Em uma de suas últimas publicações antes de ser detido no último sábado aparecia um vídeo no qual abria um presente e, dentro da caixa, havia uma pistola chapada em ouro e com incrustações de diamantes.

Na mensagem ele agradecia pelo presente a seu "patrão", El Mencho, fazendo referência ao líder deste cartel, Nemesio Oseguera Cervantes.

No entanto, após ser detido, se comprovou que o jovem de 24 anos, operador de um elevador de carga e morador de Guadalajara, a capital de Jalisco, não tinha nenhum tipo de relação com nenhum membro do crime organizado nem com o narcotráfico.

Agora o jovem está indiciado por "provocação de um crime e apologia deste ou de algum vício" e pode ser condenado de um a seis meses de prisão.