Topo

Palestino morre após tentar esfaquear soldado israelense

28/10/2015 01h58

Jerusalém, 28 out (EFE).- Um palestino morreu na noite de ontem após tentar esfaquear um soldado israelense no território ocupado da Cisjordânia, informou nesta quarta-feira o exército de Israel em comunicado.

O incidente aconteceu em um posto de controle militar israelense na cidade de Hebron, a única em território palestino que tem um assentamento judaico dentro do núcleo urbano.

"Uma tentativa de esfaqueamento foi frustrada em Hebron. Um suspeito palestino se aproximou de um cruzamento e, quando os soldados analisavam sua documentação, sacou uma faca e tentou ferir um soldado", disse o exército israelense em comunicado.

"A força respondeu ao perigo imediato com fogo contra o agressor, o que resultou em sua morte", acrescentaram as forças militares no texto.

Esse incidente aconteceu após outro ataque palestino que deixou um soldado israelense ferido horas antes perto do bloco de assentamentos de Gush Etzion, no sul da Cisjordânia.

Dois jovens, de 17 e 21 anos segundo fontes palestinas, atacaram um soldado em um ponto de ônibus e lhe causaram ferimentos moderados. Os jovens foram abatidos a tiros no local, informou a polícia israelense, que confirmou a morte de ambos.

Além disso, mais de dez palestinos ficaram feridos ontem em violentos enfrentamentos com forças israelenses em Hebron, durante uma manifestação para exigir a devolução dos corpos de 11 agressores e supostos agressores que estão em poder de Israel.

Israel e Palestina vivem uma onda de violência desde o início do mês na qual morreram mais de 60 palestinos (um terço deles autores de ataques segundo a versão israelense e, o restante por fogo israelense em distúrbios), dez israelenses em ataques palestinos, um eritreu e um agressor árabe-israelense.