Topo

Naufrágio de bote com imigrantes próximo de ilha grega mata 11

Crianças refugiadas choram ao chegar na ilha de Lesbos, na Grécia, depois de atravessar o mar Egeu, na Turquia - Aris Messinis/AFP
Crianças refugiadas choram ao chegar na ilha de Lesbos, na Grécia, depois de atravessar o mar Egeu, na Turquia Imagem: Aris Messinis/AFP

Em Atenas

01/11/2015 08h09

Pelo menos 11 pessoas - cinco mulheres, duas crianças e quatro bebês - morreram na madrugada deste domingo (1º) em um novo naufrágio com um bote de imigrantes próximo da costa da ilha grega de Samos, situada no mar Egeu e muito perto do litoral da Turquia.

As vítimas se afogaram quando o bote afundou perto de uma região rochosa. A Guarda Costeira grega conseguiu resgatar 15 pessoas, e a operação de salvamento, da qual participam grupos de voluntários e mergulhadores, continua em andamento para encontrar desaparecidos.

Os fortes ventos, que chegam a 8 graus na escala de Beaufort, dificultam o trabalho das equipes de resgate.

Está previsto que hoje cheguem ao porto de Pireu, em Atenas, dois navios com um total de 3.337 refugiados e imigrantes procedentes das ilhas de Lesbos e Chios.

Com a piora do tempo, os naufrágios se transformaram em um drama cotidiano. De acordo com a Organização Internacional de Migrações, 70 crianças morreram afogadas no mar Egeu nos últimos dois meses.

Neste ano chegaram ao litoral da Grécia mais de 500 mil imigrantes.